sexta-feira, 28 de setembro de 2007

LANÇADO O IV FESTIVAL DE CULTURA DE OEIRAS


Grupo Folclórico Congos de Oeiras em apresentação em frente à Igreja do Rosário
( Foto: Adleuza Pacheco)


Oeiras além de ser uma cidade de importância histórica e, sobretudo, religiosa, se revela também com inúmeros atrativos culturais. Há quatro anos vem se destacando com a consolidação do Festival de Cultura, que é um evento que agrega todas as vertentes artísticas desde a música, dança, teatro, literatura, cinema, artesanato, turismo e patrimônio.
O evento tem como realizadores e organizadores o Governo do Estado do Piauí; Fundação Cultural do Piauí- FUNDAC; Prefeitura Municipal de Oeiras; Secretaria Municipal de Cultura de Oeiras e SEBRAE. Conta ainda com a parceria e apoio do Governo Estadual através das entidades SETUR, PIEMTUR, PRODART, ANTARES, UESPI, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, SEDUC /8ª GRE e CCOM; Secretaria Municipal de Educação de Oeiras e da Fundação Nogueira Tapety, além da contribuição e participação efetiva dos artistas e população em geral.
Oeiras, primeira Vila e primeira capital do Estado do Piauí, foi a experiência piloto dos festivais no Estado, o município possui um patrimônio cultural comparado ao de Ouro Preto, em Minas Gerais. Sua Igreja Matriz, datada do ano de 1733, unida aos diversos casarões existentes na cidade constituem um belo arranjo das edificações barrocas no Brasil. Diante deste cenário coexistem várias manifestações populares advindas das miscigenações culturais que originaram a diversidade brasileira. Em Oeiras, dentre várias manifestações, destacam-se as tocatas de bandolins nas Igrejas, que se configuram como profissão de fé.
Seguindo a tendência da cidade, bem como para homenagear o Grupo Bandolins de Oeiras, formado por senhoras daquele município, definimos a partir da segunda edição do festival, como festival de cordas, valorizando o tocar do bandolim bem como do violão, trazendo nomes como: Turíbio Santos, Erisvaldo Borges, Yamandú Costa entre outros. Na terceira edição foi homenageado o músico oeirense, Possidônio de Queiroz. Este ano, será homenageado o grupo de dança Congos de Oeiras, que é uma das manifestações folclóricas mais antigas do Estado e vem se destacando no cenário nacional participando de várias apresentações no sudeste do pais, como no Festival de Folclore de Olímpia-SP. No Festival de Cultura de Oeiras deste ano ampliaremos ainda mais, trazendo outros nomes de renome estadual e nacional, como Roraima e Banda, Armandinho – BA, Emerson Boy, Dandinha e Banda, Vavá Ribeiro, além do show de Geraldo Azevedo.
O festival acontecerá dos dias 14 a 17 de novembro e será desenvolvido em cinco Atividades Matrizes, sendo: um seminário temático; oficinas temáticas; mostra de cinema, feira de artesanato e comidas típicas; e apresentações artísticas.
O lançamento oficial do IV Festival de Cultura de Oeiras aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Oeiras, no último dia 25 com a presença do representante da FUNDAC, Chagas Vale; do Secretário de Cultura e Turismo do Município, Stefano Ferreira, e demais representantes de instituições públicas e privadas da cidade, além da presença de vários artistas locais.
Postado por: Maria Helena Sousa

Nenhum comentário: